O dia 19 de abril de 2015 marcou a última partida do Basquete da Sociedade Esportiva Palmeiras pelo NBB. Desde então, muitos boatos sobre a volta do alviverde existiram, mas nada de concreto. Entre perdas de jogadores e títulos conquistados na base, a saudade aumenta e é nítido que muitos torcedores pedem a volta do Palestra ao NBB. Saiba em que pé anda o retorno de uma equipe adulta e se é possível.
Neste ano, o clube passa por uma reforma estrutural nas categorias de base, com melhorias para os atletas e comissão técnica a fim de atrair ainda mais talentos para o alviverde imponente. Além disso, antes da pandemia, o Palestra estava próximo de acertar uma grande parceria com a FAM (Faculdade das Américas), o que iria proporcionar intercâmbio entre profissionais da instituições e dos esportes olímpicos do clube. Também havia sido estabelecido que exames de saúde e avaliações de físicas seriam feitos com frequência. Com essas mudanças na base, o alviverde pretendia organizar a base para, que em 2021, começasse o planejamento para a volta da equipe profissional. Vale ressaltar que neste ano, o Palmeiras conseguiu dois patrocínios para a disputa de campeonatos de base nacionais, ente eles a LDB.
Com a pandemia do Coronavirus, não é possível cravar mais se o retorno ao NBB será breve, mas há algumas particularidades importantes que irão acontecer em 2021. No começo do ano, o clube passará por eleições para Conselho. Até agora,três candidatos que são ligados ao basquete irão concorrerer: Pepe Reale, Betão e Luiz Bejczy (atual diretor). Se eleitos, serão nomes importantes na política do clube para fortalecer a modalidade. Vale ressaltar que hoje o Palmeiras tem conselheiros basqueteiros em atividade, por exemplo, Tadeu Carvalho. Já no final do ano, tudo indica que Leila Pereira irá ser candidata à presidência e sem um nome de oposição na eleição. Para fortalecer sua imagem, ela deverá investir mais no clube social e os esportes olímpicos fazem parte disso. Vale ressaltar que a mesma acenou um aporte de 60 milhões pela lei de incentivo ao esporte nas modalidades esportivas do clube em 2018 e, se eleita, será mais fácil desse investimento acontecer.