O dia que o basquete do Palmeiras mostrou o lado social do esporte

Cestas, dribles, enterradas são jogadas lindas e que fazem da rotina do basquete da Sociedade Esportiva Palmeiras desde 1923, ano da fundação do esporte no clube. Mas em 2014, a grandeza do Basquete Palestrino não se deu dentro da quadra e sim fora, quando o alviverde imponente demonstrou o maior legado do esporte: o seu lado social de servir como exemplo.

Quando o alviverde jogava em Brasília pelo NBB, a torcida local, especialmente da subsede da Mancha de Brasília, comparecia em peso e fazia do Ginásio da ASCEB a casa do Palestra. Entre muitos apoiadores do alviverde, um chamou a atenção. Lucas Neres, Palmeirense doente e fã do basquete do clube. Sempre de sorriso aberto e demonstrando alegria, Lucas não aparentava passar por um momento delicado. O jovem, natural de Planaltina (DF), sofria de insuficiência respiratória por causa de uma doença chamada bronquiolite obliterante, possuindo apenas 25% da capacidade de seu pulmão direito. O esquerdo teve de ser retirado ainda quando bebê. A única forma de sobreviver era fazer um transplante de pulmão no Canadá, que custava cerca de R$ 711 mil.

A história comoveu o departamento de basquete do alviverde, que, além de todo o carinho dos jogadores com Lucas, promoveu uma ação solidária. No dia 25 de fevereiro de 2014, o guerreiro Lucas veio para São Paulo e comparaceu na partida entre o Palmeiras/Meltex e Universo/Goiânia. Além da vitória do alviverde, toda renda do jogo foi doada para o gartoto. Além disso, nos dias seguintes, Lucas visitou a Academia de Futebol, participando da entrevista coletiva com o então técnico Gilson Kleina, e entrou em campo com os jogadores no triunfo de 2 a 0 sobre o São Bernardo no estádio do Pacaembu.

Lucas com os jogadores do alviverde (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Lucas faleceu em maio de 2017 aos 20 anos no hospital Santa Clara, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Todo trasnlado do Sul para Brasília e o enterro foram pagos pela Mancha Verde.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s