Há quem diga que o gasto além do futebol masculino não faz sentido e só gera despesas. Contudo, além do alviverde ter em seu nome e sobrenome Sociedade Esportiva, os esportes fazem parte do DNA Palmeiras. O clube é um dos fundadores da Federação Paulista de Basketball, além de ter, atualmente, uma das bases mais fortes na bola laranja e Futsal. No futebol feminino, o Verdão foi campeão do Campeonato Paulista em 2001, desbancando na semifinal o Corinthians e hoje vem formando uma equipe extremamente competitiva no retorno do time profissional.
O basquete adulto do Verdão se encerrou no ano de 2015, já o futsal adulto disputou sua última partida em 2013. Desde então, ambas modalidades ficam restritas às categorias de base, onde o trabalho é muito bem realizado. O orçamento do futebol não pode, tampouco deve bancar os eportes do clube, mas o gasto das equipes adultas em ambas modalides é ínfimo e praticamente insignificativo perto dos milhões gastos com jogadores do futebol, alguns, por exmeplo, sem ao menos estarem à disposição, caso do meia Guerra, que treina em horários separados ao elenco de Luxemburgo.
A título de curiosidade, o SPFC, clube que vem montando um dos elencos mais fortes para o próximo NBB, tem um orçamento em torno de 3.5 milhões de reais. O Palmeiras, com uma base extremamente forte, poderia montar um time de jovens e gastando menos. Nesse sentido, vale ressaltar que diversos destaques do NBB foram formandos ou lapidados no Palestra e poderiam estar no jogando no Verdão. São os casos de Yago Matheus (Flemengo), Arthur Pecos (Unifacisa), Leandrinho (Minas), Henrique Coelho (Botafogo), Gabriel Jaú (Bauru), entre outros nomes importantes.

Pensando na valorização da marca Palmeiras, o clube só tem benefícios ao investir no Basquete (Masculino e Feminino), Futsal, Futebol Feminino e até mesmo no E-Sports. Essas modalidades possuem a capacidade de atrair um público que o futebol não consegue atingir ou impactar. Além disso, o futebol do Palmeiras vem se elitizando, sobretudo com o preço do ingresso (clube tem o ticket médio mais caro do Brasil) e também com o fechamento da rua Palestra Itália em dias de jogos, o que acarreta em um afastamento do torcedor popular, que não tem condições de ir ao Allianz Parque. Com equipes adultas em outros esportes, o clube conseguiria trazer para dentro torcedores excluídos e também atrair novos fãs, principalmente o público jovem. Não obstante, no próximo ano teremos os jogos olímpicos e, se o alviverde estivesse presente em outros esportes, poderia ter representantes no maior evento esportivo do mundo. Isso é fortalecer a marca e o nome Palmeiras, abrir portas para mercados potenciais e em expansão que vão muito além do futebol.
Grandes marcas têm times além do futebol e atraem personas diferentes. Casos Brasil afora não faltam. Barcelona (Basquete, Futsal e Handebol), Real Madrid (Basquete e Futebol Feminino), Panathinaikos (Basquete e E-Sport)…